Acupuntura Veterinária

Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa (empregada na China há mais de 4 mil anos).

O mecanismo de ação da acupuntura baseia-se na circulação de energia pelo corpo através de canais, denominados meridianos. A técnica de acupuntura consiste em aplicação de agulhas especiais que estimulam determinados pontos do organismo, restabelecendo o fluxo de energia, equilíbrio e funcionamento normais do corpo.

Existem também outras técnicas como a Moxabustão (aplicação de calor nos pontos através de erva – Artemísia), Eletroacupuntura (aplicação de pequenos estímulos elétricos nos acupontos), Implante de ouro (inserção de pequenos fragmentos de ouro nos acupontos), farmacopuntura (aplicação de medicamentos em acupontos), hemopuntura (aplicação de sangue do próprio paciente em acupontos), além da fitoterapia.

São inúmeros os benefícios da acupuntura para os animais! E vem crescendo a cada dia a procura de proprietários que têm se surpreendido com os benefícios e resultados para diversas doenças.

A Acupuntura proporciona alivio de dores agudas e crônicas, além de auxiliar no tratamento de doenças crônicas e degenerativas. É indicada no tratamento das mais diversas enfermidades como: doenças do aparelho locomotor (exemplos: artroses, displasia coxofemoral, discopatias, traumas agudos); doenças neurológicas (convulsão, sequelas de cinomos, etc); doenças metabólicas (diabetes, hipotireoidismo, entre outras); auxilia no tratamento de pacientes oncológicos, e outras mais.

A aceitação dos animais é muito boa – alguns animais relaxam tanto que dormem durante a sessão, ressaltando os benefícios e o bem-estar que a acupuntura os proporciona.