(11) 5594-4545 / (11) 5594-4747 / (11) 3539-5066

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

Banco de Sangue

Resultados Online

A Importância da doação de sangue animal

Informações

Para conhecer mais e como fazer doação de sangue entre em contato conosco através dos telefones (11) 5071-1413, (11) 5594-4747 ou (11) 5594-4545
Av. Indianápolis 2867, São Paulo/SP

Institucional

Assim como ser o humano, os pets também são acometidos por enfermidades que necessitam de transfusão sanguínea. Mas infelizmente, também como nos seres humano, existe a escassez de doadores, na maioria dos casos por falta de informação, sendo este um dos motivos que nos levaram à implantação do banco de sangue animal no Covet. Nossos doadores são pets de proprietários solidários (na maioria, canis), que realizam acompanhamento médico veterinário em nossa clínica, estão com a vacinação rigorosamente em dia, protegidos contra parasitas e ectoparasitos regularmente, livres de doenças infectocontagiosas entre animais e em perfeito estado de saúde. Trabalhamos em nosso banco com seguintes hemocomponentes:

Devido à grande procura dos hemocomponentes, solicitamos a confirmação através dos telefones (11) 5071-1413, (11) 5594-4747 ou (11) 5594-4545, com Dra. Edna, Dra. Andressa Martins Gandolfi (CRMV-SP 31603) e Dr. Carlos Roberto Flaquer Rocha (CRMV-SP 7824).

Somente o médico veterinário poderá prescrever e realizar a transfusão sanguínea. Através de testes de compatibilidades, os riscos de reações transfusionais são menores, além do uso dos derivados (hemácias, plasma fresco congelado e plaquetas) que contribuem para tratamento específico de cada caso, porque existem quadros clínicos nos quais há necessidade apenas da reposição de um elemento do sangue.

Para ser doador, o cão deve ter de 1 a 7 anos, peso superior a 25 kg, estar protegido contra pulgas, carrapatos e verminoses e apresentar carteira de vacinação em dia. O cão será encaminhado para uma avaliação médica veterinária, sendo submetido a rigorosos exames, a fim de evitar doenças infectocontagiosas, como por exemplo erlichiose/babesiose e dirofilariose, além da avaliação laboratorial clínica

Com resultado em mãos, o médico veterinário poderá indicar o animal como doador no banco. Este animal participará do “controle de doenças infectocontagiosas” pelo período de 12 meses, durante o qual será acompanhado pelo médico veterinário.

Pratique um ato de carinho.
Doe sangue!

Hemocomponentes

Sangue Total Refrigerado

O sangue total refrigerado, assim como sangue total fresco, proporciona a expansão do volume sanguíneo, aumenta a capacidade de transporte de oxigênio e fornece proteínas e fatores estáveis de coagulação.

Tempo de Administração: aproximadamente 4 horas
Validade: 30 dias em refrigeração constante (2 a 6°C).

Concentrado de Hemácias

O concentrado, ou papa de hemácias, como é mais conhecido, é um derivado do sangue total ou fresco. Antes de sua administração, a bolsa de papa de hemácias deve ser diluída com solução fisiológica 0,9% e. Não é necessário o aquecimento da bolsa em banho-maria antes de sua administração.

Sugere-se a transfusão sanguínea com papa de hemácias quando o animal apresentar, entre outras doenças:

  • anemias crônicas normovolêmicas
  • anemias em decorrência de insuficiência renal crônica
  • hemoparasitose (erlichiose e babesiose)
  • anemias hemolíticas
  • neoplasias
  • hepatopatias

Tempo de Administração: até 4 horas
Validade: 21 dias em refrigeração constante (2 a 6°C).

Concentrado de Plaquetas

A transfusão de concentrado de plaquetas é um procedimento solicitado como precaução durante procedimentos cirúrgicos nos quais existe o risco de sangramento excessivo, pois as plaquetas são as responsáveis por interromper a hemorragia e reagir após a lesão dos vasos sanguíneos.

Sugere-se também a transfusão de concentrado de plaquetas no tratamento de trombocitopenia ou trombocitopatia (alteração na função plaquetária).

Tempo de Administração: aproximadamente 1 hora.
Validade:

  • sob agitação, até 05 dias, em temperatura entre 22 e 25°C.
  • caso contrário, 4 horas após a coleta.

Plasma Fresco Congelado

O plasma é responsável por todos os fatores de coagulação, inclusive os instáveis VI e VIII. Também é fonte de proteínas plasmáticas e é expansor de volume, tendo como função transportar os elementos figurados e substâncias dissolvidas, como nutrientes, medicamentos e produtos tóxicos (como o dióxido de carbono que as células eliminam, entre outros). É também o plasma que transporta para todo o corpo os medicamentos ingeridos.

Sugere-se a transfusão com plasma fresco congelado no tratamento das seguintes doenças:

  • coagulopatias hereditárias
  • síndrome paraneoplásicas
  • hepatopatias
  • pancreatites
  • intoxicações
  • hipoproteinemias
  • parvovirose e cinomose
  • hipoglobulinemia

Observação Importante: Antes de sua administração, deve-se submetê-lo ao descongelamento em banho-maria com um envoltório plástico, a fim de evitar a entrada de água na bolsa, que é porosa.

Tempo de Administração: aproximadamente 1 hora.
Validade: 365 dias a partir do congelamento.