(11) 5594-4545 / (11) 5594-4747 / (11) 3539-5066

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

Especialidades

Resultados Online

Visualizar Todas Especialidades

Odontologia

Doença Periodontal: Como prevenir o acúmulo de tártaro

A Doença Periodontal é causada pelo acúmulo de placa bacteriana

A placa bacteriana é uma "película" que se adere aos dentes, causando a gengivite. Aos poucos, esta película vai absorvendo alguns minerais da dieta e da saliva, mineralizando, dando origem ao tártaro.

Com a evolução da doença, o osso alveolar é reabsorvido (periodontite) e a gengiva que recobre esse osso retrai. As bactérias da placa fermentam os alimentos, liberando gases, e a progressão da doença periodontal gera uma necrose tecidual, que causam o mau-hálito.

O dente, sem suporte, começa a ficar "mole" (mobilidade dentária) e com o passar do tempo, o paciente vai perdendo os dentes.

Durante todo esse tempo, subprodutos das bactérias da Doença Periodontal caem na circulação sanguínea, dirigindo-se para outros órgãos como coração, fígado, rins, pulmões, articulações e meninges, levando ao comprometimento da saúde geral.

A melhor maneira de prevenir a doença periodontal é através da escovação dentária diária. A escovação deve ser feita com escovas e pastas veterinárias e de forma que o animal se sinta confortável, para que se possa criar o condicionamento.

Além disso, visitas frequentes ao veterinário ajudarão a diagnosticar e tratar eventuais alterações que já possam estar acometendo o paciente. Somente o veterinário especializado pode identificar alterações e indicar o melhor tratamento odontológico.

Especialistas

Odontologia Marco Antonio Leon Ramon
CRMV 13528