(11) 5594-4545 / (11) 5594-4747 / (11) 3539-5066

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

Especialidades

Resultados Online

Visualizar Todas Especialidades

Oftalmologia

A oftalmologia é uma das primeiras especialidades veterinárias reconhecidas no Brasil, na década de 80, e que até hoje é desconhecida por uma grande parcela da população, seja por falta de informação ou recursos de acesso ao especialista. No principio, todos os exames e cirurgias eram realizados em hospitais públicos veterinários, agora podemos contar com o especialista na clínica, acompanhando casos clínicos ou realizando cirurgias, sendo comum e frequente a ocorrência de afecções oculares em animais de pequeno porte (cães e gatos).

Para a obtenção de diagnósticos, são realizados exames sistêmicos e oftálmicos do paciente, além de testes específicos, com a finalidade de medir a produção de lágrima (teste de Schirmer), verificar a existência de lesões na córnea (úlceras) através do uso do corante fluoresceína, e mensurar a pressão intraocular (tonometria).

Doenças como a toxoplasmose, a ehrlichiose, a cinomose e diabetes podem alterar a visão dos animais. Os problemas oftálmicos não são restritos aos olhos somente, mas a toda região ao redor e muitas vezes até a cabeça. Isso porque muitas das patologias oculares são manifestações de alterações sistêmicas, como linfomas, hemoparasitoses, problemas renais e hepáticos, entre muitos outros. Em cães e gatos, as doenças mais comuns são as ceratites, as uveítes, o glaucoma e a catarata.

Qualquer alteração no globo ocular (olhos vermelhos e irritados, inchaço, lágrima seca, secreção ocular, cegueira noturna etc.) deve ser comunicada ao médico veterinário. Quanto mais rápido realizado o diagnóstico, melhores serão as chances de sucesso no tratamento.

As cirurgias de catarata são realizadas com a técnica de Facoemulsificação, igual à dos centros oftalmológicos mais avançados, tanto veterinários quanto de humanos. Nas cataratas e inflamações, o tratamento deve ser baseado na identificação da(s) causa(s); no entanto, nem sempre isso é possível, por isso o apoio laboratorial é importantíssimo.

Especialistas

Oftalmologista Pedro Mancini
CRMV 13231