Hemodiálise Veterinária

Uma das doenças graves mais atendidas em nossa rotina clínica é a Insuficiência Renal.

Entendendo o compromisso de ser um centro de referência, instituímos na nossa rotina clínica um tratamento específico de hemodiálise veterinária para esta patologia, que é muito complexa.

Além de todo o suporte intensivo e laboratorial, contamos com recursos avançados de diálise, hemodiálise e a diálise peritoneal.

Assim como ocorre na medicina humana, a diálise é instituída, em geral, em pacientes que apresentem crise urêmica. Porém, ela pode ser utilizada de forma preventiva, para evitar a crise, em pacientes que, através de acompanhamento laboratorial, vêm perdendo gradativamente a função renal e em breve entrarão em crise urêmica; nesse caso, a diálise proporcionará estabilidade clínica para o paciente, evitando que o seu estado geral decline muito. Além disso, pode ajudar na recuperação renal, tirando a sobrecarga de toxinas do sangue.

Ao contrário de conceitos antigos, a diálise deve ser instituída como tratamento de eleição, ou seja, não devemos esperar muito para começar o tratamento, principalmente em pacientes que chegam com valores de ureia e creatinina muito elevados.

A função da diálise não é curar os rins, mas sim retirar toxinas, melhorar o balanço hidroeletrolítico e do pH sanguíneo, diminuindo a sobrecarga renal, propiciando uma melhor e mais rápida recuperação do paciente.

A insuficiência renal é uma doença que, em muitos casos, não tem cura, mas há possibilidade de tratarmos. Quanto antes avaliarmos um paciente e decidirmos a melhor linha de tratamento, melhores serão as possibilidade de recuperação do paciente.