Radiologia e Ultrassonografia

Os exames radiográfico e ultrassonográfico são muito utilizados no auxílio ao diagnóstico em medicina veterinária por serem métodos não invasivos, elucidativos, rápidos e baratos.

O Raio-X é de grande valia na avaliação dos sistemas osteoarticular e cardiorrespiratório, apresentando algumas limitações na avaliação dos órgãos abdominais, a qual fica a cargo da Ultrassonografia.

Com a utilização desses exames, torna-se possível um diagnóstico mais correto e mais rápido, e eles ainda auxiliam na avaliação de pacientes emergenciais.

Os casos em que esses métodos de diagnóstico são mais utilizados são:

  • Raio-X: Fraturas, dificuldades locomotoras, diagnóstico de displasia coxofemoral, alterações respiratórias e pesquisa de metástases.
  • Ultrassom: Suspeita de corpos estranhos e/ou obstruções gastrointestinais, investigação da causa de anúria/disúria e anorexia/emese, identificação de massas abdominais, presença de líquido livre em cavidade abdominal e pesquisa de metástases.

O ultrassom também é utilizado como auxiliar na avaliação fetal e na realização de coletas para citologia e biópsia de órgãos abdominais e outras massas em tórax, por exemplo.

Além disso, temos profissionais que realizam ultrassonografia vascular (para avaliação da presença de shunts, trombos e anomalias vasculares), articular (para avaliação das estruturas intra e peri-articulares) e cervical (para avaliação das estruturas cervicais ventrais, como tireoide, glândulas salivares, linfonodos e laringe).